Você sabe por onde chegam os clientes?
Toda compra segue uma ordem de fatos inevitável, e se você quer que mais clientes comprem de você, é necessário guiá-los na jornada até o seu negócio através dos “5 As”.
Essa jornada foi definida por Philip Kotler, um professor e pesquisador do Marketing, conhecido como o “pai do Marketing moderno”.
1. Assimilação: seu cliente de alguma forma foi exposto à sua marca, seja por cartazes, banners ou, da maneira mais eficiente e mensurável, através da internet.
2. Atração: o cliente encontra conteúdo de valor nos pontos de contato que tem com sua marca e aumenta sua familiaridade, tornando-se mais propenso a comprar de você.
3. Arguição: nesta etapa o cliente começa a mensurar sua necessidade sobre o que você oferece e a capacidade que você tem de supri-la. O bom vendedor sabe bem o que fazer aqui.
4. Ação: finalmente, o cliente decide que você é quem melhor resolverá suas necessidades e satisfará seus desejos neste momento. É quando ele resolve te entregar o dinheiro.
5. Apologia: seu cliente realmente ficou satisfeito ao utilizar ou consumir o seu produto, e conhecendo a sua comunicação, sua qualidade e, especialmente, sua atenção, ele terá você na cabeça para indicar a outras pessoas. Ele será o advogado da sua marca.
Conhecendo esses passos e sabendo como tocar seu cliente em cada um deles, sua marca poderá expandir com um público muito mais qualificado, que vai gastar mais e com mais frequência no seu negócio.