Uma estratégia de marketing voltada à potencializar o funil de vendas, além das etapas até a conversão, deve-se pensar em formas de trazer o cliente de volta o seu negócio e indicar a
compra para outras pessoas.
1 – ATRAÇÃO
Esse cliente pode ser atraído de várias formas, mas a mais eficaz é o anúncio patrocinado, o famoso tráfego pago.
2 – NUTRIÇÃO
Nesta etapa vamos nutrir esse cliente de informações e ver se de fato ele é um cliente qualificado.
3 – CONVERSÃO
Aqui o cliente já está pronto para ser abordado pelo time de vendas, pois já sabe o que precisa e viu que existe uma oportunidade no seu produto.
4 – VENDA
Esta etapa é o momento mais esperado. A maioria das empresas costuma usar o funil tradicional, faz a venda e já parte para outro cliente.
No funil ampulheta, o cliente tem um pós-venda, e com isso vamos deixando ele cada vez mais próximo da sua empresa. Assim, ele continuará sendo seu cliente.
5 – RETENÇÃO
Clientes satisfeitos, que tiveram sucesso na compra e na experiência com o produto têm maior probabilidade de continuarem consumindo com aquela empresa.
Essa retenção pode ser uma métrica ou meta a ser atingida e vai corresponder a muitos outros benefícios, como defesa e “propaganda” gratuita que esses consumidores farão de seus produtos e serviços a outras pessoas.
6 – LEALDADE
O relacionamento com o cliente no pós-venda também ajuda a torná-lo leal à marca, por esse motivo ele sempre vai querer comprar com você, e é por isso que você sempre precisa mostrar novos produtos para vender mais. Ele é leal a você, confia em seu produto e empresa, a venda é certa
7 – INDICAÇÃO
Mais do que consumir produtos e serviços do negócio, o cliente o recomenda para sua rede de contatos, atraindo potenciais novos clientes.
É o famoso “marketing boca a boca”, que somado a críticas positivas, “como avaliações em sites ou redes sociais, são indícios de que a marca teve sucesso na manutenção do cliente.
Nós podemos adaptar esse funil na sua empresa entre em contato conosco!